[Nada como uma máquina educada!]
Por exemplo, colocando uma série de autores da Grécia Antiga, podemos ter rapidamente um gráfico que mostra o período de vida de cada um em relação aos outros:
Eu acho que essa maneira de expor as informações é muito interessante do ponto de vista educacional. Às vezes revela padrões curiosos.
Colocando Buddha, Jesus e Muhammad para serem comparados pelo Wolfram, chama a atenção o fato das distâncias entre o nascimento de Buddha e Jesus e entre o nascimento deste e Muhammad serem muito parecidas.
Outra coisa maravilhosa no Wolfram, e que obviamente é o seu mais importante trunfo, é o seu poder matemático-computacional. Infelizmente isto só pode ser apreciado por pessoas que já tenham uma certa formação. Nele você pode obter respostas para inúmeras perguntas que seriam difíceis ou impossíveis de obter rápida e confiavelmente em outras fontes.
Talvez não seja o caso específico destas três, mas utilizo-as para ilustrar o poder do sistema:
[Um limite cabalístico]
[Resolvendo uma equação complicada que tem como solução os números de Lost]
[Uma sequência interessante e enganadora]
É uma pena que o site aparentemente ainda não dê acesso a dados brutos utilizados em suas computações. Seria bom poder salvar séries de tempo que ele expõe apenas em gráficos, para poder analisá-las de maneira mais pormenorizada e específica.
Uma coisa com a qual os usuários devem ter cuidado é a confiabilidade das informações cuspidas pelo poderoso sistema.
Já notei vários pequenos erros factuais em respostas do Wolfram.
[Machado de Assis, Joaquim Joaquim?]
[Creio que Shakespeare e Cervantes morreram na mesma data #hiddenpatterns]
[Gráfico totalmente maluco de série de taxa de câmbio]
Nenhum comentário:
Postar um comentário